(11) 3648-8888 / contato@cyhrolamentos.com.br

Rolamentos a Ar

Rolamento a ar

Utilizando o que há de mais moderno em materiais aeroespaciais, os rolamentos OAV são fabricados combinando alumínio, titânio e grafite. Esses rolamentos garantem o máximo em precisão e performance: alta rotação, sem fricção, sem manutenção, sem geração de calor e vida útil indeterminada.

Mas como um rolamento a ar funciona?

Os rolamentos a ar criam uma fina camada de ar pressurizado entre as partes.

Por exemplo: em um rolamento radial fixo, onde somente o eixo tem movimento, o rolamento recebe ar pressurizado e libera esse ar pelo anel interno - feito de material com microporos que permite a saída e a distribuição uniforme do ar.

O ar liberado cria uma fina camada de ar entre o anel interno e o eixo. Essa camada de ar pressurizado apoia a carga, permite o livre movimento do eixo e impede o contato entre as peças - eliminando qualquer atrito.

Demonstração:


Saída do ar:

Comparacao do tamanho.

Características e Vantagens

A principal propriedade dos rolamentos a ar é a ausência de contato entre as peças. Todos os outros tipos de rolamentos, buchas e guias lineares possuem contato, que gera atrito, calor e desgaste das peças. Alguns materiais minimizam esse atrito, como cerâmica ou plástico, mas com a inovação dos rolamentos a ar esse contato é eliminado.

As principais vantagens dos rolamentos a ar são:

  • Ultra preciso
  • Alta rotação
  • Sem fricção
  • Sem manutenção
  • Sem geração de calor
  • Vida útil indeterminada

Ultra preciso: A precisão do sistema será praticamente toda determinada pela precisão do eixo/guia, que deve ter alta dureza e irregularidades mínimas.

Alta rotação: Rolamentos a ar operam sem elementos rolantes que poderiam “escorregar” em altas rotações.

Sem fricção A camada de ar criada entre as partes do sistema elimina qualquer fricção. Caso o fluxo de ar seja interrompido o rolamento para imediatamente e entra em contato com o eixo/guia.

Em modelos antigos de rolamentos a ar, o ar comprimido saía por alguns buracos do anel interno, feito de metal. Se o fluxo de ar parasse o rolamento podia ser danificado pelo atrito de metal com metal.

Já nos rolamentos OAV, o material poroso - por onde sai o ar - também é naturalmente lubrificante. Assim, se o fluxo de ar para, o rolamento não será danificado.

Sem manutenção Este tipo de rolamento não precisa de manutenção. Diferente de rolamentos tradicionais, não se usa lubrificante e nem há desgaste gerado pelo contato entre as peças. Se houver necessidade de limpar a superfície do rolamento basta limpar com álcool e deixar secar.

Sem geração de calor Rolamentos tradicionais sofrem com o aumento de temperatura em altas rotações. Isso pode afetar o lubrificante, a folga interna, os anéis/esferas, reduzindo a vida útil do rolamento. Já nos rolamentos a ar, como não há atrito, não há geração de calor.

Vida útil indeterminada Devido à seu modo de funcionamento, sem contato, o rolamento a ar não sofre com desgaste como os rolamentos tradicionais. O principal desgaste de um rolamento a ar seria decorrente de impurezas no ar comprimido, que com o tempo podem danificar o material - por isso é especificada a qualidade do ar a ser utilizado.


Nossa Linhas

A linha de produtos continua crescendo com os avanços tecnológicos e o time de pesquisa e desenvolvimento da OAV Air Bearings. Por enquanto a linha é composta de:

  • Buchas a ar - Em exposição na CYH Rolamentos
  • Rolamentos planos a ar
  • Rolamentos e buchas axiais a ar
  • Rolamentos radiais a ar
  • Rolamento a ar com pré-carga

Para cotações/dúvidas/compras, entre em contato conosco!
Tel: (11) 3648-8888
Email: contato@cyhrolamentos.com.br

Linhas disponiveis em exposição

Dados técnicos

Instalação

Todos os rolamentos a ar necessitam de um compressor de ar ou algum outro fornecimento de ar.

O ar de entrada deve respeitar a pressão especificada no rolamento, normalmente de 60 a 100 psi. Além disso, é recomendado o uso de filtros para remover óleos e impurezas do ar.

Em relação à qualidade do ar, os requisitos ficam entre ISO 8573.1 - classes 3 e 4.

Recomendação mínima:

  • Partículas de até 15 microns
  • Óleo/vapor até 5mg/m³
  • Ponto de Orvalho: aprox. 2,7 ºC (37 ºF)

Qualidade do ar ideal:

  • Partículas de até 5 microns
  • Óleo/vapor até 1mg/m³
  • Ponto de Orvalho: aprox. -20 ºC (-4 ºF)

Todas as informações disponíveis aqui são baseadas no uso de ar comprimido. Outros gases também podem ser utilizados, como nitrogênio comprimido, proporcionando resultados diferentes.

Especificações dos rolamentos

Para ficha técnica e informações sobre dimensões, material, momento, dureza, peso, etc. Por favor consultar o catálogo ou entre em contato conosco: contato@cyhrolamentos.com.br - (11) 3648-8888

Catálogo OAV

Capa do catalogo OAV

Aplicações

Estes rolamentos estão sendo utilizados em indústrias de ponta, alguns dos exemplos são:

  • Tomografia computadorizada
  • Fabricação de semicondutores
  • Equipamentos de medição
  • Testes de carros - túneis de vento
  • Fábricas de sal ou açúcar - São ambientes com muita poeira e que corroem os lubrificantes tradicionais. O rolamento a ar não tem problemas nessas condições pois expele ar, não sendo danificado pela “poeira” da fábrica.
  • Outras indústrias que necessitam de precisão, velocidade, em ambientes limpos, sem lubrificação.
Linhas disponiveis em exposição

Logo da OAV Air Bearings

Sobre a Marca - OAV

A OAV Air Bearings é a principal fabricante e desenvolvedora da nova tecnologia de rolamentos a ar. A empresa, com sede em Princeton - New Jersey, Estados Unidos, começou como uma divisão de uma empresa aeronáutica, e hoje utiliza sua experiência, materiais aeroespaciais e novas tecnologias para continuar aprimorando seus produtos.

Dentre os clientes da OAV estão: NASA, SpaceX, IBM Canada, Exxon, Facebook, MIT e institutos de pesquisa e tecnologia de ponta.

Site: www.oavco.com