(11) 3648-8888 / contato@cyhrolamentos.com.br

Informações Técnicas

Todo e qualquer rolamento precisa ser tratado com cuidado de modo a atingir sua plena capacidade. Os rolamentos atualmente são extremamente precisos e tem tolerâncias nas medidas que chegam a micrômetros. Mesmo utilizando rolamentos de alta qualidade não se pode contar com a performance esperada se os mesmos não forem manuseados e montados com o devido cuidado.

Manuseio

Além do cuidado ao manusear o rolamento, evitando quedas, choques, arranhões, deve-se também prestar atenção aos seguintes itens:

  • Armazenagem: Os rolamentos devem ser armazenados em locais limpos, de modo a prevenir sujeiros, pó e outros elementos agressivos (gases de exaustão, aerosol de ácidos, sais…)
  • Embalagem: Os rolamentos só devem ser retirados de sua embalagem imediatamente antes de sua montagem.
  • Proteção Anti-corrosão: Para manusear, mantenha as mãos sempre limpas e secas e, quando possível, utilize luvas. O próprio suor ou outras partículas encontradas nas mãos podem causar a corrosão do rolamento.

Montagem

Durante a instalação do rolamento é necessário ainda mais atenção. A montagem incorreta pode acarretar em falhas nos rolamentos e danos às pistas de rolagem.

Antes de realizar a montagem, certifique-se que os rolamentos e outras partes envolvidas, como o eixo, estejam limpos. Durante a montagem, sempre use as ferramentas adequadas ao tipo de rolamento e situação.

Conheça também: Kit de Montagem ZEN

Kit de montagem ZEN

Falhas mais comuns

Algumas das falhas mais comuns são:

  • Lubrificação imprópria
  • Escolha inadequada do rolamento
  • Montagem inadequada
  • Falhas indiretas (causadas por manuseio, armazenagem, transporte…)
  • Defeitos de material e erros de fabricação

Download

capa das informações técnicas da ZEN

Para ver as recomendações completas do fabricante para manuseio e encaixe dos rolamentos, além das causas de falha mais comuns e seus sintomas clique no link abaixo:


- 07/05/2016