Rolamentos a Ar
Utilizando o que há de mais moderno em materiais aeroespaciais, os rolamentos OAV são fabricados combinando alumínio, titânio e grafite. Esses rolamentos garantem o máximo em precisão e performance: alta rotação, sem fricção, sem manutenção, sem geração de calor e vida útil indeterminada.
Mas como um rolamento a ar funciona?
Os rolamentos a ar criam uma fina camada de ar pressurizado entre as partes.
Por exemplo: em um rolamento radial fixo, onde somente o eixo tem movimento, o rolamento recebe ar pressurizado e libera esse ar pelo anel interno - feito de material com microporos que permite a saída e a distribuição uniforme do ar.
O ar liberado cria uma fina camada de ar entre o anel interno e o eixo. Essa camada de ar pressurizado apoia a carga, permite o livre movimento do eixo e impede o contato entre as peças - eliminando qualquer atrito.
Demonstração:
Saída do ar:
Características e Vantagens
A principal propriedade dos rolamentos a ar é a ausência de contato entre as peças. Todos os outros tipos de rolamentos, buchas e guias lineares possuem contato, que gera atrito, calor e desgaste das peças. Alguns materiais minimizam esse atrito, como cerâmica ou plástico, mas com a inovação dos rolamentos a ar esse contato é eliminado.
As principais vantagens dos rolamentos a ar são:
- Ultra preciso
- Alta rotação
- Sem fricção
- Sem manutenção
- Sem geração de calor
- Vida útil indeterminada
Ultra preciso: A precisão do sistema será praticamente toda determinada pela precisão do eixo/guia, que deve ter alta dureza e irregularidades mínimas.
Alta rotação: Rolamentos a ar operam sem elementos rolantes que poderiam “escorregar” em altas rotações.
Sem fricção A camada de ar criada entre as partes do sistema elimina qualquer fricção. Caso o fluxo de ar seja interrompido o rolamento para imediatamente e entra em contato com o eixo/guia.
Em modelos antigos de rolamentos a ar, o ar comprimido saía por alguns buracos do anel interno, feito de metal. Se o fluxo de ar parasse o rolamento podia ser danificado pelo atrito de metal com metal.
Já nos rolamentos OAV, o material poroso - por onde sai o ar - também é naturalmente lubrificante. Assim, se o fluxo de ar para, o rolamento não será danificado.
Sem manutenção Este tipo de rolamento não precisa de manutenção. Diferente de rolamentos tradicionais, não se usa lubrificante e nem há desgaste gerado pelo contato entre as peças. Se houver necessidade de limpar a superfície do rolamento basta limpar com álcool e deixar secar.
Sem geração de calor Rolamentos tradicionais sofrem com o aumento de temperatura em altas rotações. Isso pode afetar o lubrificante, a folga interna, os anéis/esferas, reduzindo a vida útil do rolamento. Já nos rolamentos a ar, como não há atrito, não há geração de calor.
Vida útil indeterminada Devido à seu modo de funcionamento, sem contato, o rolamento a ar não sofre com desgaste como os rolamentos tradicionais. O principal desgaste de um rolamento a ar seria decorrente de impurezas no ar comprimido, que com o tempo podem danificar o material - por isso é especificada a qualidade do ar a ser utilizado.
Nossa Linhas
A linha de produtos continua crescendo com os avanços tecnológicos e o time de pesquisa e desenvolvimento da OAV Air Bearings. Por enquanto a linha é composta de:
- Buchas a ar - Em exposição na CYH Rolamentos
- Rolamentos planos a ar
- Rolamentos e buchas axiais a ar
- Rolamentos radiais a ar
- Rolamento a ar com pré-carga
Para cotações/dúvidas/compras, entre em contato conosco!
Tel: (11) 3648-8888
Email: contato@cyhrolamentos.com.br
Dados técnicos
Instalação
Todos os rolamentos a ar necessitam de um compressor de ar ou algum outro fornecimento de ar.
O ar de entrada deve respeitar a pressão especificada no rolamento, normalmente de 60 a 100 psi. Além disso, é recomendado o uso de filtros para remover óleos e impurezas do ar.
Em relação à qualidade do ar, os requisitos ficam entre ISO 8573.1 - classes 3 e 4.
Recomendação mínima:
- Partículas de até 15 microns
- Óleo/vapor até 5mg/m³
- Ponto de Orvalho: aprox. 2,7 ºC (37 ºF)
Qualidade do ar ideal:
- Partículas de até 5 microns
- Óleo/vapor até 1mg/m³
- Ponto de Orvalho: aprox. -20 ºC (-4 ºF)
Todas as informações disponíveis aqui são baseadas no uso de ar comprimido. Outros gases também podem ser utilizados, como nitrogênio comprimido, proporcionando resultados diferentes.
Especificações dos rolamentos
Para ficha técnica e informações sobre dimensões, material, momento, dureza, peso, etc. Por favor consultar o catálogo ou entre em contato conosco: contato@cyhrolamentos.com.br - (11) 3648-8888
Aplicações
Estes rolamentos estão sendo utilizados em indústrias de ponta, alguns dos exemplos são:
- Tomografia computadorizada
- Fabricação de semicondutores
- Equipamentos de medição
- Testes de carros - túneis de vento
- Fábricas de sal ou açúcar - São ambientes com muita poeira e que corroem os lubrificantes tradicionais. O rolamento a ar não tem problemas nessas condições pois expele ar, não sendo danificado pela “poeira” da fábrica.
- Outras indústrias que necessitam de precisão, velocidade, em ambientes limpos, sem lubrificação.
Sobre a Marca - OAV
A OAV Air Bearings é a principal fabricante e desenvolvedora da nova tecnologia de rolamentos a ar. A empresa, com sede em Princeton - New Jersey, Estados Unidos, começou como uma divisão de uma empresa aeronáutica, e hoje utiliza sua experiência, materiais aeroespaciais e novas tecnologias para continuar aprimorando seus produtos.
Dentre os clientes da OAV estão: NASA, SpaceX, IBM Canada, Exxon, Facebook, MIT e institutos de pesquisa e tecnologia de ponta.
Site: www.oavco.com
- Última atualização: 08/14/2019
CYH Rolamentos
Desde 2009 oferecendo soluções, focando em inovação e rolamentos especiais, como inox, precisão e alta temperatura.
Para cotações/dúvidas/compras, entre em contato:
Tel / Whatsapp: (11) 3648-8888
Email: contato@cyhrolamentos.com.br